18 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Vice-primeiro-ministro cubano reuniu com trabalhadores na Italia

Vice-primeiro-ministro cubano reuniu com trabalhadores na Italia

Roma, 18 out (Prensa Latina) O vice-primeiro-ministro cubano, Jorge Luis Tapia, reuniu-se em Roma com representantes de associações de amizade e compatriotas residentes na Itália, expoentes hoje de uma forte e crescente solidariedade com seu país.

No evento, realizado no teatro Villa Lazzaroni, no município VII da capital italiana, Tapia transmitiu aos presentes as saudações do povo cubano, do seu governo e do presidente Miguel Díaz-Canel, e agradeceu o apoio que têm dado. mantida por mais de 60 anos, após o triunfo da Revolução.

A embaixadora de Cuba, Mirta Granda, destacou a presença de dirigentes e membros de diversos grupos de solidariedade, partidos políticos, organizações sindicais e em particular da comunidade de nacionais da ilha, que “de todos os cantos deste país apoiam o povo cubano, para a Revolução.”

O evento, que contou com a presença de centenas de pessoas, contou com a presença do embaixador de Cuba junto à Santa Sé, René Mujica, além de membros do corpo diplomático credenciado na Itália e Ricardo Sbordoni, em representação das autoridades municipais.

O vice-primeiro-ministro destacou que se encontra em Roma, chefiando uma delegação do seu país que participa no IV Fórum Mundial da Alimentação, que se reúne nesta cidade de 14 a 18 de outubro, e considerou que este contacto com grupos de solidariedade e compatriotas resultou ser um dos momentos mais importantes e emocionantes da sua visita.

Diálogo com os participantes sobre o progresso do processo revolucionário, que avança apesar da complexa situação económica do país, devido em grande parte ao bloqueio económico, comercial e financeiro dos Estados Unidos, intensificado com as 243 medidas implementadas pelo ex-Presidente Donald Trump durante a pandemia de Covid-19, e que estão em vigor.

Assinalou que a isto se soma a inclusão de Cuba numa lista unilateral do Governo dos Estados Unidos de países supostos patrocinadores do terrorismo, bem como o aumento dos preços em todo o mundo, devido às guerras, o que “limita a capacidade financeira para realizar nosso programa de desenvolvimento.

Afirmou que “o nosso povo continuou a trabalhar intensamente durante estes 65 anos, resistindo” e garantiu que “com os nossos próprios esforços e solidariedade internacional mostraremos ao mundo que podemos avançar”.

Exortou a incentivar os empresários deste país e os residentes cubanos a investirem na ilha em vários programas importantes como a produção alimentar, o sector industrial e o desenvolvimento de fontes de energia renováveis, entre outros.

Lázaro Martín, coordenador das associações de cubanos residentes no Centro-Sul da Itália, referiu-se à preparação do VI Encontro Nacional, que acontecerá na cidade meridional de Bari em novembro, cujos temas centrais serão as ações contra o bloqueio e a retirar Cuba da lista de países que patrocinam o terrorismo.

Por sua vez, Luciano Iacovino, presidente do grupo La Villetta por Cuba, reafirmou a importância de aumentar as amostras concretas de ajuda e afirmou que em julho passado esse grupo enviou um novo contentor com ajuda, algo que fazem semestralmente, enquanto já estão preparando outro, com medicamentos.

Marco Papacci, presidente da Associação Nacional de Amizade Itália-Cuba, expressou que desde a criação daquela organização, em 1961, “somos solidários, somos agora e sempre seremos”, espírito que prevaleceu entre todos os participantes da esta reunião com o vice-primeiro-ministro daquele país.

npg/ort/ls

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES