Em sua carta, a Prensa Latina informou que o colapso do sistema elétrico em Cuba está tendo sérias consequências para a vida diária de todos os cubanos.
A nota especifica que essa crise afeta todas as instituições educacionais e de saúde, o turismo, o abastecimento de alimentos, bem como o fornecimento de água potável para toda a população.
Além da emergência energética, há também uma fase de alerta de ciclone para as províncias do leste, devido à passagem iminente do furacão Oscar pelo leste e centro do país.
Além da solidariedade, apoiamos qualquer esforço para ajudar o povo cubano a superar as consequências dessa crise energética, injustamente causada pelos efeitos do bloqueio dos EUA contra Cuba.
Esperamos que os governos solidários com Cuba ofereçam seu apoio tão necessário neste momento difícil, enfatizou o apelo da Associação Azerbaijana de Solidariedade com a ilha.
A nação caribenha prestou solidariedade altruísta a muitos povos do mundo por meio de suas brigadas médicas e ajudando a erradicar o analfabetismo. É com orgulho que nós, no Azerbaijão, nos lembramos das duas brigadas cubanas que prestaram mais de 70 mil atendimentos médicos e salvaram 1.970 vidas no confronto com a Covid-19 durante um ano e meio, destaca a mensagem.
ga/gfa/bm