No início do dia, o primeiro-ministro Abiy Ahmed lançou oficialmente a candidatura de Adis Abeba para sediar a Copa das Nações Africanas de 2029 e destacou o potencial local para desenvolver o campeonato com sucesso.
O anúncio foi feito durante um jantar oferecido ao comitê executivo da CAF, que contou com a presença do presidente da Federação Internacional de Futebol (FIFA), Gianni Infantino, do secretário-geral das Nações Unidas, Antonio Guterres, do presidente da Comissão da União Africana, Moussa Faki Mahamat, entre outros convidados.
Por sua vez, o presidente da Confederação Africana, Patrice Motsepe, expressou sua gratidão pela recepção e admitiu que a cultura, a coragem e a hospitalidade dos cidadãos locais os fizeram sentir que a Etiópia é sua segunda casa.
Motsepe revelou que a CAF consultará o comitê sobre a candidatura de Adis Abeba para sediar a Copa Africana de Nações de 2029.
Infantino, por sua vez, disse que o país africano é o berço da raça humana e o lar das raízes de todos. Entregou uma bola de futebol com sua assinatura “2029” ao chefe do governo etíope.
Esta é a segunda vez que a capital etíope sedia a Assembleia Geral Ordinária da CAF, a primeira foi em 2017.
mpm/nmr/jb