Até a próxima quinta-feira, centenas de profissionais e pesquisadores de Cuba e de outras nações discutirão Direito Registral, Assessoria Jurídica e Criação Regulatória, Cultura Jurídica, Direito Notarial e Processo de Informatização, entre outros temas.
Segundo uma notificação do Ministério da Justiça (Minjus), a participação nacional resulta de eventos territoriais, nos quais se destacaram trabalhos apresentados por escritórios de advogados especializados e direcções provinciais de Justiça.
Muitas das apresentações apontam para os princípios de organização, funcionamento e eficácia dos registros públicos, o direito à identidade e ao registo civil, além dos desafios impostos pela informatização destes registos.
Da mesma forma, haverá debates relacionados com o impacto social da atividade legislativa, as formas jurídicas de protecção da propriedade intelectual e as ligações entre aconselhamento jurídico e economia.
A perspectiva de gênero e da infância no processo legislativo e a educação jurídica de crianças e adolescentes, entre outros, serão outros assuntos que serão debatidos nos três dias.
Convocado pelo Minjus, o evento é patrocinado pela União Nacional de Juristas de Cuba, pela Sociedade Notarial Cubana e pela Faculdade de Direito da Universidade de Havana.
Também é patrocinado pelo Grupo Societario Servicios Legales S.A., pela Organização Nacional de Escritórios de Advocacia Coletiva e pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).
mpm/raj/ls