‘A Venezuela chega modestamente para oferecer sua parte a este projeto econômico autônomo, que exige um alto nível de investimento’, disse o líder bolivariano à Prensa Latina.
De acordo com Maduro, a presença de seu país contribuirá para o fortalecimento do Brics, pois incluirá uma nação com grandes reservas de petróleo.
Eu estava pensando no Comandante Chávez. Ele sempre pensou na possibilidade de nos agruparmos em um grande projeto econômico de desenvolvimento e cooperação, os países que têm as maiores reservas de petróleo do mundo, ou seja: Rússia, Arábia Saudita, Irã e Venezuela”, enfatizou.
Mais de 20.000 representantes de 36 países e seis organizações internacionais estão na cidade russa de Kazan para participar da abertura da 16ª Cúpula do Brics.
Oito líderes dos 10 países membros do grupo estão presentes na reunião, enquanto o presidente brasileiro, Luis Inácio Lula da Silva, e o primeiro-ministro da Arábia Saudita, Mohamed bin Salman, intervirão on-line nos debates.
O bloco representa atualmente quase metade da população mundial, 40% da produção global de petróleo e cerca de 25% das exportações globais de mercadorias.
veja/hoo/glmv