Putin observou que as relações bilaterais têm o caráter de uma parceria estratégica particularmente privilegiada e continuam a se desenvolver ativamente. A interação nos órgãos legislativos está sendo fortalecida, nossos ministros das Relações Exteriores estão em constante contato uns com os outros. O comércio está em um bom estado, observou o chefe de Estado russo.
Por sua vez, Modi falou nos mesmos termos sobre as relações entre os dois estados, fundadores do grupo Brics, e disse que Nova Delhi defende o estabelecimento da paz na Ucrânia o mais rápido possível e está disposta a fornecer qualquer tipo de ajuda para resolver o conflito.
Sobre o atual conflito entre a Rússia e a Ucrânia, estamos em contato regular. Como eu disse anteriormente, acreditamos que os problemas devem ser resolvidos por meios pacíficos e apoiamos totalmente o estabelecimento rápido da paz e da estabilidade, disse o chefe de governo indiano.
Estamos prontos para fornecer toda a assistência possível também no futuro. Hoje teremos a oportunidade de discutir todas essas questões, enfatizou Modi.
Inicialmente, o presidente russo realizou uma reunião bilateral com a presidente do Banco de Desenvolvimento do Brics, Dilma Rousseff, e também está programado para manter conversações com seus homólogos da África do Sul, Cyril Ramaphosa, da China, Xi Jinping, e do Egito, Abdelfatah al Sisi.
O primeiro dia da 16ª cúpula do Brics, que está sendo realizada na capital da república russa do Tartaristão, culminará com um jantar de boas-vindas oferecido pelo presidente russo aos seus colegas participantes do evento.
car/gfa/bm