De acordo com a nota publicada no site do festival, o Fórum se consolidou como um espaço para promover a animação, suas técnicas e os processos envolvidos em sua produção, com a participação de várias nações latino-americanas.
Foi anunciado que os projetos brasileiros selecionados são: ‘Bolinho de Chuva’, de Che Marcheti; ‘Brasis’, de Érica Valle e ‘Fim de Tarde’, de Luiz Francisco Buarque de Lacerda Júnior e Nara Aragão.
Há ainda ‘Gigantitânico’, de Rodrigo Lobato Toporcov e Marcelo Yam Limonge; ‘Inventações de Dandara’, de Andrei Miralha Padilha Duarte e ‘Niño Unicornio’, de Luah Garcia.
O projeto ‘Passaporte Pataxó’, de Renaya Dorea e Matheus Moura, é uma produção conjunta entre Brasil e Cuba, país que também contribui com ‘La Virgen Triste’, de Miguel Machado, Carolina Charadán e Rogelio Orizondo, segundo os organizadores.
Da Argentina, os seguintes filmes estarão presentes no Fórum: ‘Circa 2000’, de Xalo Rojas, e ‘El Sheriff’, de Belén Revollo e Duilio Gatii.
El Camino de la Papalota’, de Leonel Novoa e Luis Marroquín, representa El Salvador; e ‘La Cacería’, de Laureano Morán, representa o Panamá.
Los Monstruos de las Estrellas’, de Jimmy Cho e Juan Camilo González, vem da Colômbia; enquanto ‘Osqollo’, de Juvenal Zamalloa Aguirre e Angie Alessandra Huaraz Cuadros, vem do Peru, e ‘Twigs’, de Santiago Santana e Gustavo Matheu, do México.
Esta segunda edição do Fórum Latino-Americano de Animação Juan Padrón in Memoriam será realizada de 9 a 12 de dezembro de 2024, como parte da programação do Festival Internacional do Novo Cinema Latino-Americano.
Será mais um momento para significar a obra e o legado do lembrado criador cubano Juan Padrón para a animação latino-americana, disseram os organizadores.
arc/dla/glmv