A concretização deste projeto, com sede no novo Centro Cultural Cubano, que abrirá em breve nesta cidade, faz parte dos acordos assinados entre a UH e a Hangzhou Yunke Cultural Creative Co. Ltd. em março de 2023.
O evento teve lugar na presença de Dionisio Zaldívar Silva, vice-reitor da Universidade de Havana; Huang Qiaiming, presidente da Hangzhou Yunke Cultural Creative Co. Ltd.; Bao, especialista em planejamento de estudos no estrangeiro; representantes da Hangzhou Kanaima Supply Chain Management Co. Ltd.; e o artista cubano Emilio Wong, responsável pela exposição que será inaugurada no centro em novembro.
Na cerimônia, Huang enfatizou a importância da nova ligação com esta universidade cubana, uma das mais antigas e prestigiadas da América Latina, onde se formou o líder Fidel Castro, disse.
O empresário chinês salientou que, após a pandemia de Covid-19, a situação internacional tornou-se mais complicada com os conflitos Rússia-Ucrânia e no Oriente Médio.
“Neste contexto, a China é um centro de desenvolvimento global, por isso é responsabilidade de cada cidadão promover a estratégia da Iniciativa Uma Faixa, Uma Rota”, disse.
Ele também chamou a atenção para o impacto do bloqueio dos EUA contra Cuba, que tem causado grandes perdas para a economia e o povo da ilha, que, no entanto, é um exemplo de apoio e solidariedade com muitas nações.
Comentou que Cuba está atravessando um momento chave de atualização da sua economia, por isso que a criação deste gabinete, fruto do trabalho da equipe de projeto do Parque Industrial China-América Latina (Picla), é muito relevante para seu futuro.
Por sua vez, Zaldívar Silva destacou a importância desta “base de operações” para a promoção e expansão dos projectos educativos e culturais do Picla na sua relação com a maior das Antilhas.
“O que estamos dando início aqui hoje está em linha com as políticas e prioridades da Picla e com a implementação de medidas que serão realizadas entre os dois países”, destacou.
Disse que, para as universidades de Cuba e da América Latina, é muito importante ter este espaço que vai gerar bons resultados e que põe em prática as palavras do presidente chinês Xi Jinping para alcançar um futuro compartilhado.
O vice-reitor da UH destacou que a criação deste gabinete é uma prova do fortalecimento das relações entre Pequim e Havana ao longo de décadas.
Felicitou igualmente as instituições, as empresas e as pessoas que contribuíram para a realização deste projeto.
idm/mml/jb