À margem da 16ª Cúpula do Brics, o líder sul-africano discutiu com seu colega iraniano o fortalecimento das relações políticas e econômicas, de acordo com os interesses de ambos os países, informou a Presidência em sua conta na rede social X.
Nós o recebemos de braços abertos, com um coração caloroso e um desejo de estreitar as relações, disse Ramaphosa no início da reunião.
Da mesma forma, o intercâmbio com Mahmoud Abbas se concentrou no fortalecimento dos laços, de acordo com a mesma fonte.
Ao discursar na cúpula na quarta-feira, o presidente sul-africano mencionou a situação difícil do povo palestino e expressou preocupação com a escalada de um conflito que já causou muita morte e destruição.
A Corte Internacional de Justiça deixou claro que a comunidade internacional tem o dever de impedir o genocídio de Israel. Os países do mundo têm a responsabilidade de não financiar ou facilitar as ações genocidas de Israel”, enfatizou.
Ele enfatizou que é imperativo promover a realização do direito do povo palestino à autodeterminação e observou que a paz e a segurança duradouras não serão alcançadas até que o povo palestino realize suas aspirações de Estado, justiça e liberdade.
arc/kmg/glmv