Isto contribui para a segurança alimentar, o desenvolvimento sustentável e as baixas emissões, considerou Duc Tien ao discursar na 46ª Reunião de Ministros da Agricultura e Florestas do agrupamento regional, realizada online e sob a presidência de Myanmar.
O vice-presidente lembrou que as recentemente realizadas 44ª e 45ª Cimeiras da Asean aprovaram a declaração dos líderes do bloco sobre a promoção da agricultura sustentável e reconheceram o Plano de Ação para o Sudeste Asiático elaborado neste sentido.
O Vietnã participa ativa e responsavelmente na assistência mútua nestes aspectos dentro da Asean, contribuindo para resultados comuns, sublinhou Duc Tien, que também ratificou o apoio do seu país ao objetivo de alcançar emissões líquidas zero na agricultura até 2050.
Além disso, acrescentou o responsável, o nosso país atribui grande importância à Estratégia da ASEAN sobre a neutralidade carbónica e apoia a proposta da Malásia de construir uma visão regional sobre a agricultura até 2045.
A conferência, disse à agência de notícias VNA, identificou uma série de áreas prioritárias para intercâmbio nos próximos anos e recomendou que grupos de trabalho especializados continuem os seus esforços para implementar iniciativas importantes relacionadas com a alimentação, agricultura e silvicultura.
Os delegados também aprovaram o desenvolvimento de um Plano de Ação sobre a segurança alimentar na região para o período 2026-2030, com ênfase no papel da digitalização, e a iniciativa da Malásia para construir a “Visão Asean sobre a Agricultura até 2045” como uma tarefa económica prioritária.
mem/mpm / fav