O Comando Naval do Leste, em coordenação com seus oficiais em Andhra Pradesh, Odisha e Bengala Ocidental, ativou um mecanismo abrangente de resposta a desastres, informou o Ministério da Defesa.
Como parte dessa preparação, as tropas enviaram uma remessa de roupas essenciais, água potável, alimentos, medicamentos e materiais de ajuda emergencial para locais que se espera que sejam afetados pelas fortes chuvas e ventos que acompanharam a tempestade.
Além disso, equipes de socorro e de mergulho foram mobilizadas para ajudar nas operações de resgate coordenadas, se necessário, e dois navios da Frota Oriental estão de prontidão com suprimentos.
O Ministério da Defesa garantiu que a marinha está monitorando de perto a situação e permanece em alerta máximo, pronta para apoiar as autoridades civis e as pessoas afetadas pelo ciclone Dana.
No início do dia, o vice-ministro-chefe de Odisha, KV Singh Deo, falou aos repórteres sobre as instruções para garantir uma resposta adequada das autoridades territoriais ao perigo iminente representado pela tempestade.
O Departamento Meteorológico da Índia (IMD) disse no dia anterior que o Dana está em direção noroeste, a uma velocidade de 15 quilômetros por hora, e a previsão é de que se intensifique e se torne uma tempestade ciclônica severa na quinta-feira.
É provável que atravesse o norte de Odisha e Bengala Ocidental e atinja a terra firme entre a meia-noite de 24 de outubro e a madrugada de 25 de outubro, com ventos de 100 a 110 km/h e rajadas de 220 km/h, disseram os especialistas.
jf/lrd/bm