Segundo o observatório meteorológico da província insular, a partir desta quinta-feira o Mar do Sul do gigante asiático estará sob o ataque daquele meteoro, razão pela qual as autoridades emitiram um alerta para o regresso dos barcos de pesca e outras embarcações.
Por outro lado, o Centro Meteorológico Nacional renovou hoje o alerta relativamente à aproximação do vigésimo tufão do ano.
Segundo os especialistas, o tempo severo continuará de 26 a 28, com chuvas intensas ou torrenciais na maioria das zonas e chuvas extremamente fortes em algumas cidades e vilas.
Há pouco mais de um mês, o governo chinês destinou 200 milhões de yuans (mais de 28 milhões de dólares) para apoiar a recuperação após os desastres causados pelo tufão Yagi em Hainan e Guangdong.
De acordo com a Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma, este fundo de emergência foi utilizado principalmente para reconstruir estradas, pontes, barragens, escolas, hospitais e outras infraestruturas e serviços públicos danificados.
O supertufão Yagi, o mais forte deste ano na China, atingiu a cidade insular de Wenchang, no Sul, no início de setembro.
jf/idm / fav