Por meio de seu perfil nas redes sociais, ele destacou o trabalho realizado pelas forças policiais para consolidar o que descreveu como “um novo golpe contra o tráfico de drogas”.
A operação foi realizada no quilômetro 236 da estrada CA-2, na jurisdição da aldeia de Las Palmas, no município de Coatepeque.
De acordo com os relatórios, o pessoal da Subdiretoria Geral de Análise de Informações interceptou um carro naquele setor.
Ele era dirigido por Jeremías Santiago, de 42 anos, que foi detido e levado à justiça.
O indivíduo tentou fugir, mas foi neutralizado a cerca de 900 metros do local, depois de entrar ilegalmente em uma casa com o portão aberto”, observou a instituição.
Os agentes realizaram uma inspeção no carro tipo van e determinaram que o suspeito estava transportando 99 pacotes contendo possíveis drogas ilícitas, disse a instituição.
Os policiais fizeram uma busca no carro tipo van e determinaram que o suspeito estava carregando 99 pacotes de possíveis drogas ilícitas, disse ele.
Quase todos os pacotes estavam no porta-malas, mas três deles foram encontrados nos bancos traseiros. Após a realização de testes de campo na substância apreendida, os resultados indicaram presunção positiva para cocaína”, disse a PNC.
O governo guatemalteco, em seus primeiros 59 dias no cargo desde 14 de janeiro, capturou mais do que o dobro da quantidade de drogas apreendidas em uma etapa semelhante em 2023, de acordo com números oficiais.
Um total de 5 mil 200 quilos confiscados contrasta com um total de 2.29 durante o mesmo período do ano passado, disse Jiménez meses atrás.
As autoridades registraram um aumento de 153,6% nas apreensões de drogas no primeiro semestre de 2024.
O Ministério do Interior também documentou aumentos significativos no confisco de maconha (53,56%), crack (52,66%) e na erradicação de plantas de papoula (123,29%), entre outros.
arc/znc/glmv