A agência informou que a concessão faz parte da estratégia para fortalecer o atendimento na rede pública e inclui seis máquinas de raios X digitais fixas e 12 máquinas de ultrassom com impressoras térmicas e sistemas UPS.
O equipamento tem como objetivo melhorar a qualidade das avaliações nas regiões de saúde de Valdesia, Norcentral e Enriquillo, disse o chefe do SNS, Dr. Mario Lama.
Lama disse que a instalação será realizada no menor tempo possível e que cada local será verificado para garantir que atenda às condições técnicas adequadas, como estabilidade energética e energia elétrica.
Os hospitais equipados com aparelhos de raios X e de ultrassom foram os hospitais municipais de Jamao al Norte, Espaillat; María Paniagua, San Cristóbal; Villa Fundación, Peravia; Antonio Fernández, Baitoa, Santiago, bem como o General Gregorio Luperón, Maternidad Dolores de la Cruz e Provincial Ricardo Limardo em Puerto Plata.
Os centros de diagnóstico são Madre Vieja, em San José de Ocoa; Jimaní, em Enriquillo; Santa Cruz, em Neiba, e o Centro de Primer Nivel Fondo Negro, em Barahona.
arc/mpv/glmv