Milagros Rivera, presidente do Comitê de Solidariedade a Cuba em Porto Rico, disse à Prensa Latina que pretendem aumentar as ações de solidariedade como parte da jornada continental rumo ao 65º aniversário da fundação do Instituto Cubano de Amizade com os Povos (ICAP).
‘É necessário aumentar as ações de solidariedade com Cuba em todo o continente e desenvolver uma campanha mundial no ano 2025 a partir de 1º de janeiro até o 65º aniversário do ICAP em dezembro’, explicou o líder porto-riquenho.
Rivera disse que essa campanha terá vários destaques, e é por isso que as brigadas serão essenciais para sua realização.
A campanha exige que em cada país todas as forças de solidariedade com Cuba sejam ativadas e que não haja apenas manifestações de solidariedade política, que são importantes, mas também de solidariedade econômica”, observou.
Ele assegurou que Porto Rico sempre respondeu, apesar das limitações impostas pelo império, a esse chamado e mais uma vez agiremos em sintonia com os tempos.
Nesse sentido, “estamos desenvolvendo várias ações para fortalecer a 34ª Brigada CSC”, que viajará a Cuba de 17 de abril a 3 de maio de 2025.
Rivera afirmou que, de imediato, deve ser estabelecida uma primeira fase da campanha e depois continuar em 2025 com a maratona mundial de amor por Cuba.
Nesse sentido, o CSC pretende desenvolver a campanha “Natal sem bloqueio a Cuba, vamos rompê-lo”.
Enquanto isso, de 25 de outubro a 25 de dezembro, o CSC realizará uma Coleta Nacional, que inclui os municípios de Mayagüez (oeste), Ponce (sul) e San Juan (norte) para levar doações a Cuba.
arc/nrm/glmv