14 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Silêncio eleitoral começa no Chile antes das eleições locais

Silêncio eleitoral começa no Chile antes das eleições locais

Santiago do Chile, 25 out (Prensa Latina) A partir de hoje, a restrição eleitoral está em vigor no Chile, depois de uma campanha prolongada por quase dois meses com vistas às eleições municipais e regionais que acontecerão sábado e domingo.

A partir desta sexta-feira, é proibida a realização de eventos, manifestações ou reuniões públicas, bem como de propaganda televisiva, radiofónica ou escrita, através de redes sociais e outros meios similares.

A campanha foi influenciada basicamente por três fatores: o crescente clima de insegurança, o escândalo de corrupção da elite política conhecido como Caso do Áudio, que atinge a direita, e a denúncia de abuso sexual contra o agora ex-vice-secretário do Interior Manuel Monsalve.

Os analistas consideram que todos estes problemas terão impacto no resultado das votações para eleger prefeitos, vereadores, governadores e conselheiros regionais.

Nos últimos dias, os partidos políticos intensificaram as suas campanhas com mira nas eleições, que são de grande importância, pois seus resultados influenciarão as eleições parlamentares e presidenciais de 2025.

Vários pactos participarão da disputa, entre os mais representativos estão o Contigo Chile Mejor oficial, que reúne formações de esquerda e centro, e a coalizão de oposição da direita tradicional Chile Vamos.

O Partido Republicano, de extrema direita, também seguirá seu próprio caminho; o Social Cristão, de tendência conservadora e ligado às igrejas evangélicas; o Partido Popular e os Independentes.

Ex-membros da extinta Concertación de Partidos por la Democracia aderiram ao pacto do Centro Democrático e a aliança Esquerda Ecologista Popular também aderiu à corrida.

Como novidade, estas eleições são as primeiras autárquicas e regionais após a reposição do voto obrigatório, o que levou as autoridades a decretarem dois dias de eleições devido à quase certa afluência elevada de cidadãos e ao elevado número de cargos a escolher. As eleições ocorrerão após as modificações do regulamento 21.693, que elimina a Lei Seca, portanto não haverá limitação à venda de bebidas alcoólicas em estabelecimentos comerciais ou locais públicos.

rc/car/jb

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES