23 de December de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Campanha Deixem Cuba Viver supera meta de arrecadação nos EUA

Campanha Deixem Cuba Viver supera meta de arrecadação nos EUA

Washington, 27 out (Prensa Latina) Enquanto as primeiras 30 toneladas de alimentos compradas nos Estados Unidos pela campanha Deixem Cuba Viver chegaram à ilha, aqui continua a arrecadação de fundos, hoje ultrapassando os 115 mil dólares.

“Estamos a aumentar o nosso objetivo para 150 mil dólares para enviar mais ajuda àqueles que enfrentam apagões, escassez e danos causados por furacões”, afirmou na rede social X a organização The People’s Forum, que junto ao Projeto Hatuey e o Partido pelo Socialismo e Libertação que fazem este esforço coordenado.

O objetivo inicial era arrecadar 100 mil dólares para comprar alimentos e geradores de eletricidade para Cuba neste contexto de emergência energética combinada com a passagem de um furacão pelo leste do país.

Segundo o apelo publicado na Internet, “neste momento, Cuba enfrenta um grave momento de crise. No meio de um devastador apagão de energia, de um furacão e do brutal bloqueio contínuo dos EUA, o povo cubano enfrenta condições urgentes de risco de vida”.

O apelo recordava que os desastres naturais e a tentativa deliberada do Governo dos Estados Unidos de estrangular a economia cubana e limitar a sua capacidade comercial causaram uma situação grave em Cuba, razão pela qual “devemos agir agora”.

As organizações concordaram que o povo cubano é resiliente. “Eles enfrentaram mais de 65 anos de um bloqueio cruel dos EUA, mas este momento é único: a tripla ameaça de bloqueio, furacão e apagão torna este momento especialmente urgente”, alertaram.

Na terça-feira, o People’s Forum publicou uma carta no The New York Times exigindo que o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, revertesse nos seus últimos 90 dias de mandato a política brutal do seu antecessor, Donald Trump, em relação a Cuba.

Em mais de seis décadas, o bloqueio custou a Cuba mais de 164 bilhões de dólares em danos e cerca de cinco bilhões de dólares em perdas só no último ano (março de 2023 a fevereiro de 2024), assinala a carta reiterando que anualmente os Estados Unidos ficam sozinhos perante a Assembleia Geral da ONU, enquanto o mundo condena esta política unilateral e hostil.

mem/dfm/hb

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES