De acordo com o Tribunal, pouco mais de 2,7 milhões de cidadãos estão registrados na lista eleitoral, em um país onde o voto é obrigatório sob pena de multas, que são dobradas para funcionários públicos e graduados da Universidade da República.
As seções eleitorais abriram às 08:00, horário local, com eleitores principalmente idosos. O horário de fechamento está previsto para as 17h30.
Depois do meio-dia, as filas de eleitores nas seções eleitorais, que são vigiadas pelas Forças Armadas, começaram a crescer.
O ministro do Tribunal Eleitoral, José Garchitorena, disse à imprensa que todas as seções eleitorais puderam começar a receber eleitores desde o horário de abertura e a se conectar ao sistema de transmissão de dados.
Com relação ao nível de participação, Garchitorena explicou que ao meio-dia cada seção eleitoral enviará os números de participação, de modo que os primeiros dados de participação do dia estarão disponíveis.
Garchitorena recomendou ir à seção eleitoral em tempo hábil e, na medida do possível, levar o comprovante de votação.
Por sua vez, o ministro do Interior, Nicolás Martinelli, garantiu que o processo eleitoral está ocorrendo com total tranquilidade em todo o país.
Cerca de 6 mil membros da Polícia Nacional estão mobilizados para garantir a ordem pública e a paz de espírito.
oda/ool/glmv