Sob o lema “Desbloqueando o potencial da inovação africana no desenvolvimento estatístico”, o evento será realizado até 1 de novembro na sede da Comissão Econômica das Nações Unidas para África (CEA).
O objetivo geral da reunião é promover vínculos entre países, parceiros e instituições que apoiam esta atividade, com vistas a responder à necessidade dos sistemas estatísticos nacionais de recursos técnicos e financeiros para acelerar a transformação e a modernização, revelou um comunicado de imprensa do TCE.
A reunião juntou chefes dos serviços nacionais de estatística africanos, representantes das comunidades económicas regionais, centros regionais de formação estatística, entre outros.
Paralelamente, realiza-se a Décima Reunião do Comitê Regional das Nações Unidas para a Gestão Global da Informação Geoespacial para África, com o objetivo de promover a colaboração e as parcerias para melhorar a utilização desses dados nos processos de tomada de decisão.
Ambos os eventos serão realizados em conjunto com o quarto Fórum de Peritos para Produtores e Utilizadores de Estatísticas Relacionadas com Desastres, e com o Fórum sobre Desenvolvimento Económico Estatístico em África, sob o tema “Reforçar a mobilização de recursos técnicos e financeiros para apoiar a inovação no desenvolvimento estatístico em África”.
Os chefes das agências nacionais de cartografia, instituições pan-africanas e parceiros na gestão de desastres, estatísticas e informação geoespacial, entre outros, estão presentes na reunião para dialogar e trocar conhecimentos sobre a informação geoespacial, estatísticas e gestão de risco de desastres.
Neste último caso, criando sinergias e uma visão compartilhada para a gestão de dados e informação de desenvolvimento.
jf/nmr/jb