De 27 de outubro a 3 de novembro, a 10ª edição da Semana de Música Sacra será realizada em Havana, com o acúmulo de importantes trabalhos na gestão de música, músicos, instrumentos e promoção de tradições.
O evento contou com a participação de uma excelente equipe de professores e um corpo discente de alto nível, ansiosos para vivenciar as festividades musicais organizadas no coração dos recintos coloniais, com instrumentos prontos para receber os seguidores dos concertos sagrados.
De acordo com o site La Papeleta, o objetivo da Cátedra e das Semanas é perpetuar a prática e o gosto pela música sacra de todos os períodos e contextos, e aproximar o público e as congregações de uma linguagem musical particularmente sensível.
Outro objetivo do encontro é continuar com as canções sobre a esperança de uma fé salvadora para todos, mesmo em tempos difíceis, e mesmo em meio a marés para continuar fundando, disseram os organizadores dessa 10ª edição da Semana de Música Sacra.
Na tradição da música ocidental, a música sacra (também chamada de música sagrada e, às vezes, dependendo da função e do contexto, música litúrgica) é toda música criada para ser cantada, tocada ou executada em contextos religiosos.
A música sacra cristã foi uma forma de expressão musical nascida desde o início do cristianismo, inicialmente uma herança da música judaica (cantilena), sendo desenvolvida durante os séculos seguintes em uma infinidade de formas, relacionadas aos diferentes ritos.
mem/dpm/bm