A rota que liga a cidade costeira de Nha Trang, na província central de Khanh Hoa, a Daegu, na Coreia do Sul, acaba de iniciar as operações da companhia aérea low cost Vietjet Air, que entrou naquele mercado em 2014.
A novíssima ligação Nha Trang-Daegu terá um voo diário de ida e volta, que se soma aos outros 12 geridos pela Vietjet entre as principais cidades vietnamitas e sul-coreanas, por onde foram transportados quase 11 milhões de passageiros na última década.
Por outro lado, a transportadora de bandeira Vietnam Airlines inaugurou este domingo uma ligação direta entre Hanói e a capital do Camboja, Phnom Penh, a única do género em operação e com uma frequência de quatro voos semanais às segundas, quartas, sextas e Domingos.
Desta forma, o número de ligações aéreas semanais entre os países vizinhos da Indochina aumentará para 86.
Só no primeiro semestre deste ano, o Camboja recebeu quase 640 mil turistas vietnamitas, um aumento anual de 38%. Entretanto, entre Janeiro e Setembro, o número de cambojanos que viajaram para o Vietnã cresceu mais de 12 pontos percentuais em comparação com o mesmo período do ano passado.
Nos primeiros nove meses de 2024, mais de 12,7 milhões de visitantes internacionais chegaram ao Vietnã, o que representou um aumento de 43% em comparação com o mesmo período de 2023.
O primeiro mercado emissor nesse período foi a Coreia do Sul, com 3,3 milhões de viajantes, 26,5% do total.
jf/mpm/ls