Trata-se da Grande Final Internacional do Mars Challenge, que se realizará nesta quinta-feira no Fórum de Inovação, Talento e Educação Aeroespacial (FITEA).
Quatro equipes, com seis tripulantes cada, tentarão resolver o problema da água no planeta vermelho e também no planeta azul.
Participam do evento os diretores das Agências Espaciais da Espanha e de Portugal, um grupo de jovens engenheiros, estudantes do ensino médio e representantes dos gigantes da indústria aeronáutica e aeroespacial.
Entre eles, Airbus, Capgemini, PLD Space ou INECO, bem como ENAIRE, SENASA ou AESA e vários professores de diferentes universidades.
O FITEA 2024 foi criado com o objetivo de responder à “necessidade urgente de mudança que exige o desenvolvimento do setor aeroespacial: unir a indústria com o ambiente de treinamento, a administração e a empresa”.
Isso foi explicado por Gema Martín del Burgo, presidente da Ellas Vuelan Alto, que, juntamente com a Virtual Educa, está organizando essa primeira reunião.
Até a próxima quinta-feira, o FITEA 2024 contará com cerca de 120 palestrantes, líderes da indústria aeroespacial e aeronáutica e, entre o público, mais de 400 estudantes do ensino médio e de engenharia de sete universidades.
Na abertura do evento, Sara García, a primeira astronauta espanhola, enviou uma mensagem de Colônia, na Alemanha.
Lá, ela começou seu treinamento hoje no Centro Europeu de Astronautas da Agência Espacial Europeia.
Tenho orgulho de ter me tornado um ponto de referência para as crianças e de ajudá-las a pensar em um futuro no setor aeroespacial”, disse García.
Durante três dias, o FITEA 2024 será o laboratório de ideias para impulsionar o futuro do setor aeroespacial com uma mensagem clara: “Jovens, temos um problema: precisamos de vocês”.
arco/ft/glmv