O comunicado afirma que, com esse aumento em relação ao ano anterior, a Rússia agora ocupa o terceiro lugar na lista de países que fornecem turismo a Cuba.
Gihana Galindo, diretora comercial do Ministério do Turismo do país caribenho, disse que com a abertura da nova temporada turística de inverno em Cuba, o fluxo de turistas da Rússia está aumentando.
“O mercado russo para nosso país ocupa a terceira posição na lista dos principais mercados de origem. Em 2023, superou seu recorde de 2019 (antes da pandemia de Covid-19)”, destacou Galindo.
Agora são cerca de 185.000 visitantes, disse ela quando perguntada se em 2024 esse número poderia ultrapassar 200.000 turistas russos, conforme previsto no início deste ano pelas autoridades do país caribenho, acrescentando que tudo depende da autorização para aumentar o número de voos entre os dois países.
Ele também acrescentou que um dos principais desafios que o setor de turismo cubano enfrenta atualmente em relação aos visitantes da Rússia é o treinamento de funcionários que falam russo.
O turismo é uma das principais fontes de renda de Cuba. Conforme relatado anteriormente pelo Escritório Nacional de Estatísticas e Informações de Cuba, mais de 112 mil russos visitaram a ilha nos primeiros seis meses de 2024, o terceiro maior número de visitantes.
O primeiro lugar é tradicionalmente ocupado pelo Canadá (577.549 pessoas), o segundo por convidados entre os cubanos que vivem no exterior (155.320).
mem/gfa/bm