21 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Bolívia e China fortalecem colaboração em diversas esferas

Bolívia e China fortalecem colaboração em diversas esferas

La Paz, 29 de outubro (Prensa Latina) O presidente da Bolívia, Luis Arce, garantiu que depois da reunião da Comissão Mista Econômica e Comercial com a China se avança hoje em uma agenda de investimentos, industrialização do lítio e exportações para o Gigante asiático.

O presidente afirmou que na reunião “(…) avançamos sobre uma agenda de trabalho que inclui a exportação de produtos bolivianos para o mercado chinês, investimentos, lítio, BRICS e outros assuntos para o benefício do nosso povo.”

A Ministra da Presidência, María Nela Prada, participou desta reunião realizada na Casa Grande del Pueblo (sede do governo); bem como o Ministro do Desenvolvimento Produtivo, Néstor Huanca; o de Planejamento do Desenvolvimento, Sergio Cusicanqui, e a delegação chefiada pelo vice-ministro de Comércio da China, Wang Shouwen.

Com 23 milhões de toneladas de lítio, a Bolívia se consolida como a maior detentora de reservas certificadas e em certificação do mundo.

Em 2023, a empresa russa Uranium One Group e a empresa chinesa Citic Gouan assinaram acordos para instalar plantas industriais de produção de carbonato de lítio nas salinas de Uyuni e Pastos Grandes, no departamento de Potosí, com um investimento de 1,4 bilhão de dólares.

Com base nesses acordos, foi planejada a construção e instalação de duas plantas de produção de carbonato de lítio de 50 mil toneladas (t) por ano (25 mil t cada uma), com tecnologia EDL (Extração Direta de Lítio).

O Ministério de Hidrocarbonetos e Energia qualifica a Citic Guoan como a primeira empresa chinesa a se aventurar na tecnologia de Extração Direta de Lítio a partir de salmoura bruta.

Descreve esta multinacional como líder na gestão de tecnologia EDL, fabricação de baterias e carros elétricos.

Além disso, a pasta boliviana destaca que esta empresa possui uma força de pesquisa científica que lhe permitiu construir em 2022, em apenas nove meses, a maior planta de produção através de EDL do mundo, que atingiu aproximadamente dois trilhões de dólares em ativos.

Segundo dados oficiais da China, as exportações da Bolívia atingiram um excedente histórico de 328 milhões de dólares em 2023.

Segundo a Alfândega daquele país, o comércio binacional em 2023 totalizou 2,6 bilhões de dólares, sendo aproximadamente 1,5 bilhões em aquisições da Bolívia e 1,1 bilhões em exportações para o país sul-americano.

Em relação aos BRICS, o Presidente Arce participou recentemente da XVII Cúpula na Rússia, onde a Bolívia foi admitida como Estado Associado.

lam/jpm/jb

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES