23 de December de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Expectativa em Cuba com debate na ONU sobre bloqueio dos EUA

Expectativa em Cuba com debate na ONU sobre bloqueio dos EUA

Havana, 29 out (Prensa Latina) O povo de Cuba estará hoje atento ao debate do projeto de resolução contra o bloqueio econômico, comercial e financeiro dos Estados Unidos contra a ilha, na Assembleia Geral da ONU.

Será a trigésima segunda ocasião em que se debaterá uma proposta de decreto contra a hostilidade de Washington para com Havana e, como nas anteriores, espera-se aqui o apoio esmagador dos Estados participantes.

Em cada uma das votações anteriores, a comunidade internacional manifestou-se a favor da eliminação do cerco e das restantes medidas contra o governo e o povo cubano.

Durante terça e quarta-feira, no fórum mundial de 193 países, será examinado e votado o documento apresentado pela nação antilhana, que fundamenta as razões pelas quais esta política dos EUA, aplicada há mais de seis décadas, deve ser suspensa.

O ministro das Relações Exteriores, Bruno Rodríguez, chefia a delegação cubana que chegou a Nova York para apresentar o projeto na 79ª Sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas, entre outros esforços.

Oficialmente denominado Necessidade de Acabar com o Bloqueio Econômico, Comercial e Financeiro imposto pelos Estados Unidos da América contra Cuba, o documento foi apresentado por Rodríguez na chancelaria em Setembro passado.

Segundo disse então, entre Março de 2023 e Fevereiro passado, o país perdeu 5.056,8 bilhões de dólares devido ao cerco, o que representa um aumento de 189,8 milhões em relação ao relatório anterior.

Depois de sofrer durante mais de 60 anos com medidas e leis hostis assinadas na Casa Branca, Cuba sofreu danos superiores a 499 bilhões de dólares, acrescentou.

Especificou também que sem as tentativas dos governos norte-americanos de sufocar a Revolução Cubana, o Produto Interno Bruto do país poderia crescer até oito por cento durante 2023.

Para as autoridades e para a maioria do povo, o bloqueio constitui um ato de guerra e é o principal obstáculo ao crescimento integral, sustentável e inclusivo de Cuba.

Da mesma forma, consideram que a inclusão da ilha na Lista de Países Patrocinadores do Terrorismo, elaborada pelo governo dos Estados Unidos, intensifica o assédio que a sua aplicação pressupõe.

lam/raj/ls

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES