21 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Fundação na Guatemala rejeitou bloqueio imposto pelos EUA a Cuba

Fundação na Guatemala rejeitou bloqueio imposto pelos EUA a Cuba

Cidade da Guatemala, 29 out (Prensa Latina) A Fundação Guillermo Toriello rejeitou na Guatemala o bloqueio imposto pelos Estados Unidos a Cuba há mais de 62 anos, em relação ao debate de hoje nas Nações Unidas sobre esta medida.

Por meio de comunicado, a entidade criada em 1997 por disposição institucional dos Acordos de Paz também condenou a inclusão da maior ilha do Caribe na lista de Estados patrocinadores do terrorismo.

Abraçou a justa causa cubana pela livre determinação de prosseguir o desenvolvimento Econômico, social e cultural e de se estruturar livremente, sem interferência externa.

Além disso, sublinhou, de acordo com o “Princípio da igualdade soberana, incorporado na Carta da Organização das Nações Unidas desde 1945, todos os Estados são iguais perante o direito internacional…”.

O instrumento de trabalho ativo baseado no desenvolvimento das populações rurais e indígenas deste país reconheceu e valorizou profundamente o apoio do povo e do governo de Cuba, com diferentes territórios do mundo.

Qualificou de especiais as manifestações de solidariedade e humanismo com a Guatemala, apesar do bloqueio, em referência ao trabalho ininterrupto dos médicos antilhanos nas comunidades mais remotas da terra do quetzal.

Uma coluna de opinião publicada na sexta-feira passada pelo jornal local La Hora qualificou a medida dos Estados Unidos de desumana e uma análise intitulada Choke Cuba e Applaud no PúblicoGt também denunciou os seus impactos.

Um texto, assinado pelo antropólogo social Mario Sosa da agência Prensa Comunitaria, começava perguntando o que aconteceria se aquela nação impusesse à Guatemala medidas que impedissem as exportações agroindustriais, combustíveis, medicamentos, alimentos, entre outros.

Nessas circunstâncias, acrescentou o acadêmico universitário, “não afetaria apenas a economia e o comércio, mas também teria impacto imediato na satisfação das necessidades básicas da população, que de fato já sofre de condições de pobreza e miséria”.

lam/znc/ls

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES