Díaz-Canel assinalou em sua conta de X que Portuondo, conhecida como a noiva do sentimento e a diva do clube social Buena Vista, é ‘a voz de todas as gerações porque todas te amam e te seguem’.
Espero que você tenha um lindo aniversário, cercada pelo amor de sua família, que é toda Cuba”, disse o presidente na rede social.
Omara Portuondo nasceu em Havana em 1930 e começou sua carreira em 1945 como dançarina no famoso cabaré Tropicana.
Ela é considerada um dos maiores expoentes da música tradicional do país caribenho e, além de sua voz, sua identidade cubana a identifica em cada apresentação.
A conhecida diva do Buena Vista Social Club, grupo que reavivou o interesse internacional pela música tradicional cubana, fez parte do seleto catálogo de artistas que colocaram o país antilhano no pentagrama sonoro do mundo, juntamente com Eliades Ochoa, Ibrahim Ferrer e Compay Segundo.
A popularidade da noiva do sentimento marcou toda uma geração de amantes do gênero difundido que nasceu na primeira metade do século XX.
Graças ao seu fonograma Vida, a artista ganhou o Prêmio Grammy Latino 2023 na categoria de Melhor Álbum Tropical Tradicional.
Com esse álbum, Portuondo explorou diferentes gêneros, como jazz, baladas, son, bolero e pop. Em sua opinião, a vida é a maior coisa que um ser humano possui, daí o título dessa proposta harmônica.
No início deste mês, seu filho e empresário Ariel Jiménez confirmou a aposentadoria definitiva da artista dos palcos, depois que ela mostrou sinais de cansaço e desorientação durante um show em Barcelona.
arc/mks/glmv