24 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Os escritórios do congressista chileno Joaquín Lavín foram invalidado

Os escritórios do congressista chileno Joaquín Lavín foram invalidado

Santiago do Chile, 29 out (Prensa Latina) A polícia chilena realizou hoje uma batida nos escritórios do deputado Joaquín Lavín, do partido de direita União Democrática Independente (UDI), como parte de uma investigação por fraude fiscal e falsificação.

A busca na sede do parlamentar em Valparaíso foi solicitada pela promotora de alta complexidade leste, Constanza Encina, perante o Nono Tribunal de Garantia de Santiago.

O caso está vinculado ao processo contra a esposa do legislador, Cathy Barriga, acusada de crimes fiscais e uso indevido de instrumento público quando foi prefeita da comuna de Maipú entre 2016 e 2021.

Barriga está em prisão domiciliar e estima-se que tenha fraudado o tesouro em quase 31 bilhões de pesos (cerca de US$ 35 milhões).

Durante as investigações, veio à tona uma possível participação direta do deputado na tomada de decisões do município de Maipú, tanto na contratação quanto na demissão de funcionários.

Questionado na terça-feira após a invasão dos escritórios, da casa e da sede distrital de Lavín, o presidente da UDI, Guillermo Ramírez, disse que não tinha informações sobre o caso.

Ramírez anunciou a decisão de solicitar informações ao Ministério Público e afirmou que, em caso de irregularidades, serão tomadas medidas contra Lavín, que vão desde a suspensão da filiação até a expulsão.

O parlamentar, que foi membro do parlamento por três mandatos, é filho do ex-candidato presidencial e prefeito de Las Condes e Santiago, Joaquín Lavín.

arc/car/glmv

ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES