Segundo comunicado divulgado pela ONU, Guterres destacará em seu discurso que natureza é vida e que, no entanto, os humanos estão travando uma batalha contra ela.
Espera-se também sublinhar que a biodiversidade é aliada da humanidade e que o mundo deve passar da pilhagem à preservação.
Apelará também ao cumprimento das promessas do Quadro de Biodiversidade adotado na COP15 há dois anos em Montreal, Canadá, e exigirá que se passe das palavras à ação.
Durante a sua participação no evento, o Secretário-Geral também se reunirá e participará em discussões com povos indígenas e comunidades locais, bem como com outros representantes da sociedade, incluindo grupos de jovens e mulheres.
Ele também tem encontro marcado com o presidente da Colômbia, Gustavo Petro.
À margem da COP16, abundante a informação divulgada, Guterres participará num evento sobre poluição plástica organizado pelo Programa das Nações Unidas para o Ambiente.
A Conferência sobre Biodiversidade acontece em dois espaços, um na Zona Azul, no Centro de Eventos Valle del Pacífico e outro na Zona Verde, localizada no Bulevar del Río de Cali, que busca incentivar a participação da sociedade civil.
Segundo fontes governamentais, mais de 190 delegações e cerca de 23 mil pessoas participam do evento, que terminará no dia 1º de novembro.
oda/ifs