De acordo com o chefe do Instituto Nacional de Estatística na província, Casimiro Mbado, após o encerramento do levantamento de informações, os 1.961 agentes que participaram da atividade estão agora trabalhando na verificação de possíveis falhas que possam ter sido cometidas durante o processo.
Em entrevista à Agência Angola Press, ele disse que tanto os agentes de campo quanto os supervisores e assistentes técnicos que visitaram os quatro municípios que compõem a região estão comprometidos com essas obras internas e estão satisfeitos com a conclusão 20 dias antes do previsto.
A província de Cabinda tem uma população estimada em mais de 800.000 habitantes, de acordo com dados do censo anterior realizado em 2014, e é caracterizada por grandes áreas florestais, bem como casas e assentamentos isolados, o que representou um desafio para os pesquisadores.
O Censo Geral de População e Habitação de 2024 em Angola começou em 19 de setembro, mas, devido a atrasos, foi prorrogado por mais 30 dias.
mem/kmg/bm