Conforme divulgado em coletiva de imprensa pela direção do evento, nos dias 6 e 7 de dezembro o Teatro Avellaneda, localizado no Centro Histórico, será sede deste encontro que contará com artistas amadores também em busca de novos talentos.
Os organizadores do Concurso destacam que o objetivo “tem por finalidade estimular a defesa, a partir da dança, de projeções cênicas sobre expressões musical-dançantes, pertencentes ao campo da dança popular ou tradicional”.
A Companhia Folclórica de Camagua e o Centro Provincial de Música e Entretenimento Jorge Luis Betancourt, de Camagüey, serão os responsáveis pelo concurso que chega à sua quinta edição e que surgiu para salvaguardar as tradições elementares da música e da dança de todos os continentes.
Segundo publicação oficial da instituição “esta constitui a primeira atividade do V Festival Internacional de Dança Folclórica de Camagua”.
Além disso, as duplas vencedoras (Grande Prêmio, primeiro, segundo e terceiro prêmios) farão parte do Catálogo Profissional do Centro Provincial de Música e Entretenimento de Camagüey, e também participarão das atividades do Festival, conclui a nota.
Na sua próxima edição, o evento – organizado pelo grupo de dança e patrocinado pelo Conselho Organizador Internacional de Festivais Folclóricos (Cioff) – terá este Concurso de Casais de Dança, destinado a bailarinos entre os 18 e os 23 anos.
Tendo como tema central a música cubana, poderão apresentar suas coreografias avaliadas por um júri presidido por Fernando Medrano, diretor da companhia Camagua.
A convocatória esclarece ainda que “as expressões populares ou tradicionais a serem apresentadas poderão conter versões musicais mais contemporâneas”.
rgh/fam / fav