O acordo foi assinado à margem da Conferência das Nações Unidas sobre Biodiversidade (COP16) que aqui se realiza, entre o Ministro dos Negócios Estrangeiros palestino, Riad Malki, e a Ministra do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Colômbia, Susana Muhamad.
Segundo Malki, o acordo marca um grande passo na luta do seu povo pela proteção da natureza, que tem sido gravemente afetada. “A experiência e o conhecimento da Colômbia serão essenciais para enfrentar os desafios diários que temos na Palestina, especialmente na esfera socioambiental”, declarou.
Muhamad, por sua vez, comentou que o memorando representa não apenas um esforço para compartilhar conhecimento técnico, mas também para documentar os efeitos da guerra no meio ambiente e nos direitos humanos na Palestina.
“Esta colaboração incluirá a transferência de capacidades do Sistema Nacional Ambiental da Colômbia para a Autoridade para a Qualidade Ambiental da Palestina, permitindo aos seus técnicos fortalecer o seu trabalho no terreno e ampliar a documentação das violações do direito a um ambiente saudável”, ele afirmou.
O memorando de entendimento contempla áreas-chave de colaboração, como a troca de experiências em políticas de restauração ambiental, adaptação e mitigação das mudanças climáticas e monitoramento dos efeitos socioambientais dos conflitos.
Também facilita a criação de projetos conjuntos para fortalecer o trabalho de documentação dos danos ambientais associados aos conflitos de guerra.
rgh/ifs / fav