21 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Parlamentares da América Latina e do Caribe debatem democracia

Parlamentares da América Latina e do Caribe debatem democracia

Cidade do Panamá, 31 out (Prensa Latina) O Parlamento Latino-Americano e do Caribe (Parlatino), com sede no Panamá desde 2006, realiza hoje uma reunião de mulheres legisladoras da América Latina e do Caribe para discutir a democracia.

O fórum, também organizado pela Entidade das Nações Unidas para a Igualdade de Gênero e o Empoderamento das Mulheres, também conhecida como ONU Mulheres, contará com a presença da ex-presidente da Costa Rica, Laura Chinchilla, juntamente com a jovem ativista indígena da Guatemala, Gilda Menchú.

A reunião de dois dias, sob o lema “Por uma democracia inclusiva, justa, sustentável e igualitária”, faz parte do programa do 60º aniversário do Parlatino, que será comemorado em dezembro.

O intercâmbio também presta homenagem ao 30º aniversário da Declaração e Plataforma de Ação de Beijing e busca, por meio do diálogo e do intercâmbio regional, acelerar normas e políticas que garantam o exercício pleno e efetivo dos direitos humanos de mulheres e meninas, em toda a sua diversidade.

As mulheres parlamentares deliberarão em quatro sessões sobre os desafios para o fortalecimento da democracia e o avanço da igualdade de gênero na região, abordando a crise de cuidados, as mudanças climáticas e a transição digital, de acordo com o comitê organizador.

A reunião contará com a presença de Ana Olivera, Presidente da Câmara dos Deputados do Uruguai; María Noel Vaeza, Diretora Regional da ONU Mulheres para as Américas e o Caribe; e Cynthia López, Presidente da Bancada Feminina da União Interparlamentar, entre outros.

Durante a reunião, a ex-parlamentar francesa Nicole Ameline apresentará a Recomendação Geral 40 sobre representação igualitária e inclusiva de mulheres em sistemas de tomada de decisão, adotada há poucos dias na 89ª sessão do Comitê nas Nações Unidas.

O documento reconhece que somente a paridade nas estruturas de governança pode garantir o avanço efetivo e duradouro dos direitos das mulheres e o desenvolvimento resiliente, inclusivo e sustentável.

De acordo com a União Interparlamentar (IPU), a representação das mulheres nos parlamentos avançou globalmente em um ritmo desigual, chegando a 26,9% no início deste ano.

Entretanto, a América Latina e o Caribe lideram com 35,8% de mulheres parlamentares nas câmaras baixas, resultado do progresso da região em relação às leis de cotas e paridade.

mem/ga/bm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES