Tsitsipas tentará manter o domínio (10-5) contra Zverev no circuito profissional e soma seis das sete vitórias contra o alemão, nos mil torneios ATP Masters, incluindo a temporada mais recente, rumo ao título no saibro de Monte Carlo.
O grego mantém vivas as chances de classificação para as finais do ATP e precisa chegar à última fase do torneio parisiense para terminar a semana em posições de acesso direto.
Além disso, já conquistou a copa master em 2019 em sua primeira participação na competição, dando o toque final à temporada.
Na quinta-feira, Zverev, terceiro do mundo, venceu o francês Arthur Fils por 6-4, 3-6, 6-3, que o havia derrotado na final do torneio de Hamburgo.
O sucesso de Tsitsipas também não foi tranquilo, obrigado a revidar contra o argentino Francisco Cerúndolo com sets de 6-7 (1/7), 6-4 e 6-2, para jogar pela quarta vez nas quartas de final desta competição indoor da capital francesa, onde nas duas últimas edições chegou às semifinais. O francês Ugo Humbert soou os alarmes nas oitavas de final com a vitória sobre o espanhol Carlos Alcaraz, segunda raquete do tênis mundial, por 6-1, 3-6 e 7-5.
Alcaraz começou a partida contra o número 18 do mundo com grande instabilidade e, embora tenha conseguido empatar, faltou mais precisão para finalizar uma reviravolta tão rápida contra um rival muito explosivo e mais consistente.
O francês conseguiu oito pontos diretos contra sete do ibérico, teve uma eficácia de 57% no primeiro serviço comparada aos 63 do rival, e conseguiu três quebras em seis ocasiões, contra uma em quatro de Alcaraz.
Humbert disputará uma vaga nas semifinais contra o australiano Jordan Thompson, 28º do ranking mundial, que derrotou o francês Adrian Mannarino por 7-5 e 7-6 (7/5).
Nas demais partidas do dia, o búlgaro Grigor Dimitrov, oitavo cabeça-de-chave, eliminou o local Arthur Rinderknech por 6-2, 4-6 e 7-6 (7/5), e o australiano Alex de Minaur, nono cabeça-de-chave, venceu os britânicos Jack Draper em três sets por 5-7, 6-2 e 6-3.
npg/am/jb