8 de January de 2025
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Mais de 50 filmes dominicanos serão exibidos festival de Nova Iorque

Mais de 50 filmes dominicanos serão exibidos festival de Nova Iorque

Santo Domingo, 1 nov (Prensa Latina) Mais de 50 produções cinematográficas serão exibidas durante o Festival de Cinema Dominicano em Nova Iorque, programado para 6 a 13 de novembro na cidade estadunidense.

Cinedominicano informou que o longa-metragem ‘La Grande’, dirigido por Tito Rodríguez e inspirado na vida da icônica cantora de merengue típico Fefita La Grande, abrirá o evento.

A cerimônia de gala de abertura será realizada no United Palace, em Washington Heights, Manhattan, e contará com a presença de Fefita La Grande, da atriz Lumy Lizardo, que a interpreta na tela, e do produtor Antonio Rubio.

O diretor do Festival, Armando Guareño, disse que os participantes desfrutarão de um programa excelente e diversificado, com uma seleção de longas-metragens e documentários dominicanos que abordam questões sociais, culturais e de identidade.

A competição de longas-metragens inclui filmes como Canta y no Llores, dirigido por Félix Sabroso; Convivencia, de José Gómez de Vargas; Cuando te Toca, de René Bueno; Danny 45, de Gilbert de la Rosa, e El Día de la Tormenta, de Alexander Viola.

Enquanto isso, a seção de documentários inclui Aquí Estamos, dirigido por Violeta Lockhart; Consuelo, de Fernando Santos Díaz; El Fotógrafo de La 40, de Erika Santelices e Orlando Barría; Fútbol desde el Corazón, de Nelson González, e Yaque, de Oliver Olivo.

Os curtas-metragens selecionados incluem Baño de Sangre, de Jensson Cruz; Bestia, de Elian Abreu; Misterio Oculto, de Jhon E. Díaz; Joselo, de Josías Domínguez; Marea, de Adrian Díaz e Limpiabotas, de Yen Romero.

O festival também dedica uma seção especial às vozes da diáspora dominicana, com longas e curtas-metragens que exploram a experiência de viver fora de seu país, sem perder a conexão cultural e as raízes dominicanas.

Também serão exibidos filmes fora da competição, incluindo Dueños del Tiempo, um filme dirigido por Luis Llosa que explora a história e a cultura dominicanas, e Wifredo, El Legado de un Genio del Lente, de José R. Soto Jiménez, que presta homenagem ao fotógrafo Wilfredo García.

O evento anual promove o cinema Quisqueya em Nova Iorque, onde os fãs de cinema têm a oportunidade de assistir a dezenas de filmes e interagir com profissionais do setor. Por sua vez, o diretor do festival, Armando Guareño, considerou um privilégio abrir o evento com um trabalho dedicado a um pioneiro do merengue típico.

Fefita não é apenas um ícone da música dominicana, mas também uma inspiração para as novas gerações que buscam abrir caminho em um campo dominado pelos homens. Esse filme, segundo ele, reflete esse espírito de luta e perseverança”.

O filme explora os momentos mais íntimos e desconhecidos de sua vida, desde seu início humilde até a conquista do maior prêmio artístico da República Dominicana, o Gran Soberano.

O principal objetivo do festival é promover e dar visibilidade a cineastas emergentes e estabelecidos na República Dominicana, disse o cinedominicano.com.

arc/mpv/glmv

ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES