Esses registros significam que a qualidade do ar está na categoria muito ruim, o que representa riscos significativos à saúde.
Apesar da proibição de fogos de artifício, muitos residentes comemoraram o Diwali com fogos de artifício na noite da véspera, o que contribuiu para a névoa espessa que cobriu a cidade nas primeiras horas da manhã de sexta-feira.
A poluição causada pelos fogos de artifício se somou ao ar já difícil de respirar nos territórios do norte da Índia, devido às condições climáticas e à queima sazonal de plantações nos estados vizinhos, o que é comum no início do inverno, entre outros fatores.
Cidades como Chennai e Mumbai também sofreram com neblina e má qualidade do ar.
Da mesma forma, testemunhas relataram a presença de espuma tóxica no rio Yamuna, um sinal de altos níveis de poluição, como resultado do despejo de esgoto bruto e efluentes industriais, resultando em sérios riscos à saúde pública e ao meio ambiente.
A situação levou as autoridades a borrifar antiespumantes químicos para dissolvê-lo.
Em outubro, as autoridades implementaram a segunda etapa do Plano de Ação de Resposta Gradual da Comissão para o Gerenciamento da Qualidade do Ar no Território da Capital Nacional para tentar minimizar a poluição do ar.
npg/lrd/bm