14 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Reino Unido preside Conselho de Segurança da ONU em novembro

Reino Unido preside Conselho de Segurança da ONU em novembro

Nações Unidas, 1 de nov (Prensa Latina) A delegação do Reino Unido assumirá hoje a presidência rotativa do Conselho de Segurança da ONU em meio a acusações contra o Conselho pela falta de ação para deter o conflito no Oriente Médio.

A representação de Londres sucederá à Suíça na liderança da principal entidade internacional para a paz e segurança do planeta, paralelamente à intensificação da ofensiva israelita em Gaza, no Líbano, na Síria e no Irã.

A nação europeia, uma das cinco com assento permanente, mantém uma postura tímida pelo cessar-fogo, depois de apoiar seu aliado, os Estados Unidos, em seu respaldo total a Israel no início do conflito que começou em 7 de outubro de 2023.

Mais de um ano depois, a maioria da comunidade internacional exige uma medida urgente perante a ofensiva inumana de Tel Aviv, que ceifou quase 43.000 vidas em Gaza e mais de 2.000 no Líbano.

A estrutura atual do Conselho, com a China, a França, o Reino Unido, a Rússia e os Estados Unidos em posições permanentes, reflete o equilíbrio de poder no final da Segunda Guerra Mundial, quando foram criadas as Nações Unidas (ONU) e suas agências.

As resoluções adotadas pelo Conselho de Segurança são juridicamente vinculantes para todos os estados membros da ONU, razão pela qual é considerado o órgão mais poderoso dentro do Sistema das Nações Unidas.

No entanto, o veto americano atrasou durante vários meses um cessar-fogo em Gaza, enquanto a Assembleia Geral obteve uma maioria esmagadora ainda em 2023.

Outros 10 membros são designados regionalmente em África, Ásia e Pacífico, América Latina e Caribe, Europa Central e Leste Europeu.

Sua presidência é assumida alternadamente por cada um dos membros durante um mês, seguindo a ordem alfabética inglesa dos nomes dos países.

Desde sua criação, esta entidade tem sido responsável pela governança da segurança global, incluindo a manutenção da paz e estabilidade internacionais.

Este ano, Argélia, República da Coreia, Guiana, Serra Leoa e Eslovênia iniciaram um novo mandato até final de 2025, enquanto Equador, Japão, Malta, Moçambique e Suíça terminarão sua participação rotativa em Dezembro de 2024.

npg/ebr/jb

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES