A vice-presidente e responsável pelos Petróleos chegou na véspera a Argel para uma visita de trabalho no âmbito da viagem que está a realizar a vários países, que já incluiu a Índia e o Vietnã.
Rodríguez e Arkab revisaram a agenda energética bilateral e as questões conjuntas no contexto de organizações internacionais das quais ambas as nações são partes, como a Organização dos Países Exportadores de Petróleo e o Fórum dos Países Exportadores de Gás, disseram fontes oficiais.
Na reunião, as autoridades reafirmaram “o compromisso de trabalhar em conjunto para enfrentar os desafios económicos e geopolíticos globais”, indicou a Vice-Presidência da República. Falaram também sobre o potencial de cada país para dar maior impulso a acordos comuns num esquema ganha-ganha para o benefício de ambos os povos.
Durante sua viagem, após terminar a XVI Cúpula do BRICS em Kazan, na Rússia, Rodríguez viajou para a Índia onde se encontrou com o Vice-Presidente Jagdeep Dhankhar, o Ministro do Petróleo e Gás Natural, Hardeep Singh Puri, que esteve acompanhado por diversas empresas do setor energético , incluindo Confiança.
Através da sua conta no Telegram, a vice-presidente executiva venezuelana expressou que a visita consolidou o mapa estratégico bilateral do futuro, baseado na complementaridade e harmonia dos nossos países em cada uma destas áreas.
Durante a sua estadia no Vietname, Rodríguez manteve uma reunião, que considerou frutuosa, com o presidente da nação asiática, Luong Cuong, e o vice-presidente, Vo Thi Anh Xuan, a fim de rever os projectos de cooperação mantidos por ambos os países, com especial destaque para o sector energético, agrícola, saúde, entre outros.
O mapa de cooperação estratégica em todas as áreas estabelecidas entre os nossos países está a desenvolver-se com sucesso, e atravessamos actualmente um momento favorável para reforçar os laços de investimento e de trabalho em diversas matérias, consolidando assim a nossa relação histórica, que chega aos 35 anos, afirmou.
Resumindo a sua visita ao Vietname, a ministra venezuelana do Petróleo anunciou o desenho de um mapa de cooperação que “complementa as particularidades deste importante país asiático com o potencial diversificado da Venezuela, para aprofundar os laços que nos unem há três décadas”.
oda/jcd/ls