Por Moisés Pérez Mok, correspondente especial
O documento estipula a elaboração de um plano conjunto de colaboração, incluindo o intercâmbio de delegações parlamentares, bem como experiências, lições e informações sobre a implementação do papel dos legislativos. Também defende a promoção de ações que contribuam para o desenvolvimento da colaboração entre os dois países, bem como de recursos humanos, e a promoção de iniciativas que contribuam para a materialização de ações de apoio e solidariedade.
Também prevê a criação de um grupo de trabalho conjunto para fortalecer os setores econômico, comercial, técnico, cultural e outros, paralelamente à cooperação política.
O memorando de entendimento foi assinado ao final de uma reunião de trabalho entre as delegações de Cuba e do Laos, na qual o presidente do Conselho de Estado e membro do Bureau Político do Partido Comunista de Cuba (PCC), Esteban Lazo, destacou os laços fraternos, amigáveis e de estreita cooperação entre os dois países.
Lazo analisou os principais marcos históricos desde o estabelecimento das relações diplomáticas em 4 de novembro de 1974 e destacou, entre eles, a visita do herói nacional do Laos, Kaysone Phomvihane, a Cuba em 1976 e a visita do então segundo secretário do Comitê Central do PCC, Raúl Castro, ao Laos em 2005.
Ele também citou a viagem feita aqui pelo presidente cubano Miguel Díaz-Canel em 2018 e a de seu homólogo Thonglon Sisoulith a Havana no ano passado, por ocasião da Cúpula do Grupo dos 77 e da China realizada lá.
Essas visitas, ressaltou Lazo, são uma expressão da importância atribuída ao desenvolvimento das relações bilaterais e do clima de confiança, compreensão e respeito mútuo que prevalece entre as duas nações.
O Presidente da Assembleia Nacional do Poder Popular destacou que as relações interparlamentares são essenciais para os laços bilaterais e ratificou a vontade de continuar fortalecendo-as em todas as áreas possíveis.
Ele também elogiou o papel desempenhado este ano pelo Laos em sua capacidade de presidente rotativo da Associação das Nações do Sudeste Asiático e, especialmente, o sucesso que coroou as 44ª e 45ª Cúpulas do bloco e a 45ª Assembleia Interparlamentar, da qual o Parlamento cubano é observador desde 2023.
Lazo e sua comitiva chegaram hoje ao país para participar da cerimônia de comemoração do 50º aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas e também para desenvolver uma intensa agenda de trabalho que inclui reuniões com os principais líderes dessa nação.
oda/mpm/mb