O Centro Nacional de Furacões (CNH), em sua advertência sobre esse sistema, indica que o distúrbio AL97 da atual temporada ciclônica do Atlântico e do Caribe apresenta chuvas e trovoadas desorganizadas em associação com uma ampla área de baixa pressão sobre o sudoeste do Mar do Caribe.
A instituição alerta que se espera um desenvolvimento gradual desse sistema, que provavelmente formará uma depressão tropical nos próximos dias, à medida que se desloca para norte-noroeste sobre o centro e oeste do Mar do Caribe.
O CNH adverte que, independentemente do desenvolvimento, é possível a ocorrência de chuvas localmente fortes em partes das áreas terrestres adjacentes do oeste do Caribe, incluindo Jamaica, Hispaniola e Cuba.
Para os interessados no oeste do Mar do Caribe, o progresso desse sistema deve ser monitorado, pois ele poderá
A situação de furacões no Caribe ocidental deve ser monitorada, já que pode haver necessidade de alertas ou avisos de tempestades tropicais ainda hoje ou hoje à noite para partes da área. A atual temporada de furacões, que começou em 1º de junho e termina oficialmente em 30 de novembro, está em pleno vigor em seus últimos dias.
Os meteorologistas alertaram há poucos dias que esse mês do final do ciclo poderia ser muito ativo, algo incomum para o final do período, pois as condições atmosféricas, como o baixo cisalhamento do vento e as altas temperaturas recordes do oceano, são ideais para o desenvolvimento de sistemas de baixa pressão que podem se transformar em furacões.
Isso está associado à Oscilação Madden-Julian (MJO), uma onda atmosférica que é gerada nos trópicos e viaja ao redor do mundo por um período de 30 a 60 dias.
Em novembro, entre outros fenômenos, é provável que um forte pulso da JMO atualmente sobre o Pacífico ocidental se propague para o Caribe e o Atlântico em alguns dias, alertaram.
De acordo com as estatísticas até o momento, cinco meses após o início da temporada de ciclones, dez das tempestades formadas se tornaram furacões, dos quais quatro se intensificaram e se tornaram grandes furacões.
oda/alb/mb