O governo, em todos os níveis, agências e instituições estão acompanhando de perto a grande área de baixa pressão concentrada ao sul da Jamaica e o distúrbio ao norte das Pequenas Antilhas.
A emergência está particularmente concentrada na região leste, recentemente afetada pelo furacão Oscar, razão pela qual no último sábado o Estado-Maior da Defesa Civil Nacional decidiu estabelecer uma Fase de Informação para chuvas fortes nas províncias de Guantánamo, Santiago de Cuba, Holguín, Granma e Las Tunas.
Neste domingo, a agência também decretou uma fase de informações para as províncias de Camagüey, Ciego de Avila, Sancti Spíritus, Cienfuegos, Villa Clara, Matanzas, Mayabeque, Havana, Artemisa, Pinar del Río e o município especial de Isla de la Juventud.
Ele explicou que, de acordo com as informações do Centro de Previsão do Instituto de Meteorologia, a área de baixa pressão localizada no sul do oeste do Mar do Caribe mostra uma melhor organização e aumenta a probabilidade de formação de um organismo ciclônico tropical nas próximas 12 a 24 horas.
Em Guantánamo, mais de 60.000 pessoas foram evacuadas, incluindo os habitantes dos municípios já atingidos pelo furacão Oscar há duas semanas, cujos solos estão saturados devido às fortes chuvas e à subida dos rios.
As instituições educacionais e outras instalações, bem como as casas de parentes, servem de abrigo temporário para essas pessoas.
O presidente do Conselho de Defesa Nacional, Miguel Díaz-Canel, está monitorando permanentemente essa situação e indicou que manterá vigilância total e garantirá a comunicação direta com a população.
rc/evm/bm