O Comitê Central do PCU emitiu uma declaração na qual ressalta que os votos recebidos no plebiscito promovido pelo PIT-CNT nas eleições de 27 de outubro são “um sinal político de enorme importância” para o país.
A cédula branca “SIM” obteve uma votação (38,3%) que expressa a demanda de uma parte muito importante da cidadania por soluções fundamentais para a seguridade social”, afirma o documento.
Ele garante que, embora o apoio necessário não tenha sido alcançado apesar de “uma dura campanha de medo e desqualificação”, “quase um milhão de votos” (947.381.000) foram obtidos.
Houve votos “SIM” de todos os partidos políticos. Esse é um sinal político extremamente importante e, no período que antecede a votação, o programa da Frente Ampla deve enviar uma mensagem clara de que será atendido”, continua a carta em uma mensagem para a coalizão de esquerda.
Ao mesmo tempo, o Comitê Central do PCU destaca o desempenho eleitoral de sua lista 1001, tanto na votação para a Frente (43,86%), a segunda mais votada, quanto na campanha em favor da iniciativa da central sindical.
Anteriormente, a Secretaria Executiva do PIT-CNT anunciou que o movimento sindical “continuará a luta para mudar o atual sistema de seguridade social”.
Ele considerou que o resultado nas urnas o fortalece como “ator relevante e protagonista no necessário processo de transformação da seguridade social para que ela se torne um direito humano fundamental, mais justo, universal, de solidariedade intergeracional e sem fins lucrativos”.
jf/ool/bm