De acordo com relatórios do Instituto Cubano de Meteorologia (Insmet), esse organismo tem estado em um curso noroeste nas últimas horas, com uma velocidade de 22 quilômetros por hora.
Ao meio-dia, o centro do furacão foi estimado em 21,7 graus de latitude norte e 82,2 graus de longitude oeste, uma posição que o coloca a 40 quilômetros a leste-nordeste de Punta del Este, Isla de la Juventud, 110 quilômetros ao sul-sudeste da praia de Cajío, província de Artemisa, e 130 quilômetros a leste-sudeste da praia de Dayaniguas, Pinar del Río, informou o Insmet.
Prevê-se que o evento meteorológico continuará com curso e velocidade de translação semelhantes, movendo-se muito próximo à Ilha da Juventude, e pode ganhar ainda mais intensidade antes de penetrar em terra, à tarde, em um ponto entre a praia de Guanimar, em Artemisa, e a praia de Dayaniguas, em Pinar del Rio.
O Insmet estima que Rafael possivelmente sairá para o mar na noite de hoje entre Puerto Esperanza, Pinar del Rio, e Bahia Honda, Artemisa.
Nas últimas horas, foram registradas várias chuvas, aguaceiros e trovoadas na região central e começaram a aumentar no oeste de Cuba.
As chuvas continuarão nas próximas 24 horas e serão pesadas e intensas, com precipitações acumuladas entre 100 e 200 milímetros, que podem ser maiores em algumas localidades.
Pela manhã, o centro de previsão da ilha registrou ventos máximos sustentados de 92 quilômetros por hora, com uma rajada de 135 quilômetros por hora no Largo del Sur, no arquipélago de Canarreos.
A estação meteorológica de Playa Giron, em Matanzas, registrou ventos máximos sustentados de 50 quilômetros por hora e uma rajada de 77 quilômetros.
O Instituto Meteorológico prevê que os ventos serão do sudeste para o sul, no oeste e no centro, com velocidades entre 70 e 85 quilômetros por hora, com rajadas mais altas.
Da mesma forma, estima-se que ventos com força de furacão, com velocidades entre 135 e 150 quilômetros por hora com rajadas mais altas, ocorrerão nas áreas próximas ao seu centro, durante a passagem de Rafael pela região oeste, principalmente nas províncias de Artemisa e Pinar del Río.
Haverá fortes ondas de tempestade na costa centro-sul e oeste, com ondas entre cinco e sete metros e fortes inundações costeiras na costa sul das províncias de Sancti Spiritus, Cienfuegos e Matanzas, que serão maiores em Mayabeque, Artemisa, Pinar del Río, Isla de la Juventud e no arquipélago de Canarreos.
Após a partida do furacão no mar, fortes ondas de tempestade serão geradas na costa norte da região oeste, com inundações costeiras moderadas a pesadas na costa norte das províncias de Artemisa e Pinar del Río.
car/mks/mb