14 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Furacão Rafael atingirá Cuba com uma tempestade de categoria 3

Furacão Rafael atingirá Cuba com uma tempestade de categoria 3

Havana, 6 nov (Prensa Latina) O furacão Rafael alcançou hoje a categoria 3 na escala Saffir-Simpson e espera-se que traga tempestades, ventos com força de furacão e inundações repentinas a partes do oeste de Cuba.

De acordo com relatórios do Instituto Cubano de Meteorologia (Insmet), esse organismo tem estado em um curso noroeste nas últimas horas, com uma velocidade de 22 quilômetros por hora.

Ao meio-dia, o centro do furacão foi estimado em 21,7 graus de latitude norte e 82,2 graus de longitude oeste, uma posição que o coloca a 40 quilômetros a leste-nordeste de Punta del Este, Isla de la Juventud, 110 quilômetros ao sul-sudeste da praia de Cajío, província de Artemisa, e 130 quilômetros a leste-sudeste da praia de Dayaniguas, Pinar del Río, informou o Insmet.

Prevê-se que o evento meteorológico continuará com curso e velocidade de translação semelhantes, movendo-se muito próximo à Ilha da Juventude, e pode ganhar ainda mais intensidade antes de penetrar em terra, à tarde, em um ponto entre a praia de Guanimar, em Artemisa, e a praia de Dayaniguas, em Pinar del Rio.

O Insmet estima que Rafael possivelmente sairá para o mar na noite de hoje entre Puerto Esperanza, Pinar del Rio, e Bahia Honda, Artemisa.

Nas últimas horas, foram registradas várias chuvas, aguaceiros e trovoadas na região central e começaram a aumentar no oeste de Cuba.

As chuvas continuarão nas próximas 24 horas e serão pesadas e intensas, com precipitações acumuladas entre 100 e 200 milímetros, que podem ser maiores em algumas localidades.

Pela manhã, o centro de previsão da ilha registrou ventos máximos sustentados de 92 quilômetros por hora, com uma rajada de 135 quilômetros por hora no Largo del Sur, no arquipélago de Canarreos.

A estação meteorológica de Playa Giron, em Matanzas, registrou ventos máximos sustentados de 50 quilômetros por hora e uma rajada de 77 quilômetros.

O Instituto Meteorológico prevê que os ventos serão do sudeste para o sul, no oeste e no centro, com velocidades entre 70 e 85 quilômetros por hora, com rajadas mais altas.

Da mesma forma, estima-se que ventos com força de furacão, com velocidades entre 135 e 150 quilômetros por hora com rajadas mais altas, ocorrerão nas áreas próximas ao seu centro, durante a passagem de Rafael pela região oeste, principalmente nas províncias de Artemisa e Pinar del Río.

Haverá fortes ondas de tempestade na costa centro-sul e oeste, com ondas entre cinco e sete metros e fortes inundações costeiras na costa sul das províncias de Sancti Spiritus, Cienfuegos e Matanzas, que serão maiores em Mayabeque, Artemisa, Pinar del Río, Isla de la Juventud e no arquipélago de Canarreos.

Após a partida do furacão no mar, fortes ondas de tempestade serão geradas na costa norte da região oeste, com inundações costeiras moderadas a pesadas na costa norte das províncias de Artemisa e Pinar del Río.

car/mks/mb

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES