14 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Líderes latino-americanos parabenizam o vencedor nos EUA

Líderes latino-americanos parabenizam o vencedor nos EUA

Cidade da Guatemala, 6 nov (Prensa Latina) Vários líderes de países latino-americanos e caribenhos felicitaram hoje Donald Trump por sua vitória nas eleições realizadas nos Estados Unidos, embora o resultado oficial ainda esteja pendente.

Segundo o Decision Desk HQ, Trump será o 47º presidente da nação nórdica, já que na quarta-feira foi projetado como possível vencedor sobre sua rival democrata Kamala Harris.

“Parabenizo o presidente @realDonaldTrump por sua vitória eleitoral e desejo a ele todo o sucesso nesta nova era na Casa Branca. Estendo minhas felicitações ao povo dos Estados Unidos da América, que se expressou democraticamente nas urnas”, disse o chefe de Estado da Guatemala, Bernardo Arévalo, na rede X.

Da mesma forma, a presidente do Peru, Dina Boluarte, parabenizou Trump e disse ter certeza de que “durante seu mandato, a forte relação estratégica# entre os dois países em termos de investimento, comércio e outras áreas importantes continuará a se aprofundar e expandir”.

O chefe de estado do Brasil, Luis Inácio Lula da Silva, também parabenizou Trump “por sua vitória eleitoral e retorno à presidência dos Estados Unidos”.

Em sua opinião – expressa na mesma rede – “o mundo precisa de diálogo e trabalho conjunto para ter mais paz, desenvolvimento e prosperidade”.

A governadora de Honduras, Xiomara Castro, expressou seus melhores votos para que seu governo fortaleça as relações com a América Latina e o Caribe.

O presidente Santiago Peña garantiu que o Paraguai e os Estados Unidos compartilham valores democráticos profundos e que os dois países continuarão a fortalecer a cooperação para o benefício de ambas as nações.

Por sua vez, o chefe de Estado colombiano, Gustavo Petro, depois de parabenizá-lo, enfatizou que o diálogo Norte-Sul continua em vigor e que a realidade do colapso climático o fará girar em torno de sua solução.

“A única maneira de fechar as fronteiras é com a prosperidade dos povos do sul e o fim dos bloqueios (…), disse o líder por meio de sua conta no X.

Em sua conferência matinal, a presidente do México, Claudia Sheinbaum, mais cautelosa, disse que seu país aguardará que a contagem seja concluída em alguns estados para poder fazer uma declaração oficial.

“Ainda vamos esperar hoje para ver como os estados restantes estão progredindo e também a posição de ambos os candidatos. O presidente Trump já deu a conhecer sua posição, mas é prudente esperar”, enfatizou.

Em declarações recentes à Prensa Latina, o acadêmico colombiano Jairo Estrada disse, sobre os resultados das eleições nos Estados Unidos e suas repercussões para a América Latina e o Caribe, que a continuidade será mantida em sua política para a região.

“Há muito tempo entendemos que uma mudança de governo por si só não traz uma mudança na relação de poder, embora um novo governo possa introduzir novas agendas, ênfases e nuances que por enquanto não são evidentes na América Latina e no Caribe”, enfatizou o professor associado do Departamento de Ciência Política da Universidade Nacional.

ga/otf/mb

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES