“Estamos verificando a situação meteorológica no país bem cedo pela manhã”, escreveu o chefe de Estado na rede social X.
“Estamos em constante comunicação com os territórios que sentirão os maiores efeitos do furacão Rafael”, acrescentou Díaz-Canel.
“Nós nos preparamos bem e vamos imediatamente começar a nos recuperar. ÂíFuerza Cuba!”, assegura o texto do líder cubano.
De acordo com o Instituto de Meteorologia de Cuba (Insmet), a previsão é de que o meteoro se mova próximo ou a leste da Ilha da Juventude (sul) nas próximas horas, atingindo o oeste de Cuba à tarde e depois se deslocando para o sudeste do Golfo do México à noite.
O centro de previsão do Insmet diz que entre 15:00 e 16:00, horário local, Rafael deve entrar no arquipélago cubano, com uma possível categoria 3, em um ponto entre a Playa Cajío ocidental e a Playa Dayaniguas, em Artemisa e Pinar del Río, respectivamente.
O aviso de ciclone tropical nº 10 do Insmet indica que, durante esta manhã, o furacão Rafael continuou a ganhar rapidamente em organização e intensidade, seus ventos máximos sustentados aumentaram para 165 quilômetros por hora, tornando-o um furacão de categoria 2 na escala Saffir-Simpson.
Além disso, observa que os ventos com força de furacão se estendem por até 30 quilômetros (km) do centro e os ventos com força de tempestade tropical por até 185 km.
Esse sistema, segundo o relatório, continuará com curso e velocidade de translação semelhantes, transitando durante a manhã pelos mares próximos à Ilha da Juventude, e poderá ganhar ainda mais intensidade, antes de atingir a costa sul das províncias de Artemisa e Pinar del Rio.
Levando em conta sua proximidade com o território nacional e sua trajetória, o Insmet pede que se preste a máxima atenção à evolução futura do Rafael e às informações emitidas pelo centro de previsão.
ga/raj/mb