A vice-ministra de Assuntos Multilaterais do Ministério dos Negócios Estrangeiros, Kandya Obezo, anunciou anteriormente que mais de 1.400 participantes de todo o mundo participarão do fórum, incluindo 76 delegados de alto nível, ministros, vice-ministros e organizações internacionais, que buscarão promover ações que garantam um desenvolvimento feliz para crianças e adolescentes.
“O que estamos demonstrando aqui é esse compromisso de priorizar ações, para cumprir o que está estabelecido nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável em relação à erradicação de todas as formas de violência contra as crianças”, declarou Obezo.
Por sua vez, a vice representante do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) na Colômbia, Anna Azaryeva, descreveu como muito significativo que a reunião seja realizada no país sul-americano e afirmou que isto constitui um reflexo da vontade do Governo de proteger as crianças do país.
Também a representante da Organização Pan-Americana da Saúde, Gina Tambini, disse que a Conferência Ministerial é a maior oportunidade para revitalizar os compromissos dos países para acabar com a violência contra menores.
Segundo a OMS, espera-se que no final da reunião, realizada no Centro de Convenções Agora, seja adoptada uma Declaração Política negociada intergovernamental, e que os compromissos dos países para acabar com a violência contra as crianças sejam revitalizados entre outras questões.
O evento, que termina amanhã, é organizado pelos Ministérios das Relações Exteriores, da Saúde, da Educação e da Igualdade e Equidade, pela Organização Pan-Americana da Saúde, pela Unicef e pelo Governo da Suécia.
ool/ifs / fav