Por meio das redes sociais, o presidente informou que os danos causados pelo meteoro, que atingiu esses territórios como categoria 3, estão sendo avaliados.
Ele explicou que o Sistema Nacional de Eletricidade está sendo erguido do centro para o leste, e os danos no oeste estão sendo avaliados para que a recuperação também comece lá.
Estamos de pé e lutando #FuerzaCuba, escreveu Díaz-Canel em seu perfil no X.
No dia anterior, em uma reunião do Conselho de Defesa Nacional realizada após a tempestade, o presidente desse órgão garantiu que uma análise da situação seria feita nas primeiras horas da manhã de quinta-feira, após uma avaliação preliminar dos danos realizada na noite de quarta-feira.
Ele enfatizou a velocidade da recuperação, especialmente nas províncias de Artemisa e Havana, onde, segundo ele, são esperados os piores danos.
Na reunião, foi relatado que a implementação da estratégia para a recuperação do Sistema Eletroenergético Nacional (SEN) está em andamento e que a recuperação da eletricidade na região oeste, que foi atingida pelo Rafael, está sendo preparada.
O SEN caiu na tarde de quarta-feira devido ao impacto de ventos de até 100 quilômetros por hora associados ao poderoso evento hidrometeorológico, no momento em que o trabalho de desconexão preventiva estava sendo realizado.
Os trabalhadores da Unión Eléctrica estão trabalhando na avaliação dos danos no oeste e na instalação de microssistemas para sincronizá-los e levar essa energia aos equipamentos auxiliares que permitirão a partida dos blocos de geração das usinas termelétricas.
ool/evm/bm