Concebido para transportar cerca de 700 passageiros em cada frequência, prevê-se percorrer diariamente os 45 quilómetros entre Luanda e o terminal e transportar 8.400 pessoas.
Para isso, segundo o presidente do Conselho de Administração dos Caminhos de Ferro de Luanda, Manuel Kandakanda, foram feitas obras na linha férrea para que o comboio possa atingir até 120 quilómetros por hora (km/h), embora inicialmente a velocidade para A viagem será de 50 km/h nos pontos mais críticos e 90 km/h em áreas sem dificuldades.
O aeroporto Dr. António Agostinho Neto deverá iniciar a sua operação no dia 10 de novembro, um ano após a sua inauguração, com voos domésticos de passageiros de Luanda para Cabinda.
O processo de transferência do terminal aéreo “4 de fevereiro” deverá terminar no dia 31 de março de 2025.
Inaugurado no ano passado pelo Presidente João Lourenço, o novo aeroporto tem capacidade para servir 15 milhões de passageiros e um volume de carga de 130 mil toneladas por ano.
Situado na zona do Bom Jesus, município de Viana em Luanda, o aeroporto tem uma área de 1.324 hectares e dispõe de duas pistas duplas com capacidade para receber os maiores aviões comerciais do mundo (B747 e A380).
Destaca-se pela modernidade tecnológica e equipamentos avançados, além de possuir sistema de transporte rodoviário e ferroviário.
Angola aspira tornar-se um centro aéreo regional assim que este aeroporto entrar em funcionamento, com modernos sistemas de comunicação e vigilância que garantam uma supervisão mais rigorosa do tráfego aéreo, reforçando a segurança nos voos nacionais e internacionais.
mpm/kmg / fav