14 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Presidente da Itália inicia agenda na China com intercâmbio cultural

Presidente da Itália inicia agenda na China com intercâmbio cultural

Beijing, 7 nov (Prensa Latina) O presidente italiano Sergio Mattarella iniciou hoje sua agenda na China com uma visita ao Palácio de Verão, um dos lugares culturais e turísticos mais emblemáticos da capital.

Antes de sua chegada, Roma e Beijing expressaram seu interesse em aproveitar essa visita de Estado para reforçar a cooperação em várias áreas práticas e fortalecer os intercâmbios culturais, com o objetivo de consolidar os laços entre os dois países e seus povos.

A chegada de Mattarella ocorre em meio às comemorações que marcam os 20 anos do estabelecimento da parceria estratégica abrangente entre as duas nações e coincide com o 700º aniversário da morte de Marco Polo, o famoso viajante italiano.

De acordo com os observadores, a Itália está tentando encontrar canais apropriados de diálogo com um país que é considerado uma das maiores potências do mundo, membro do importante grupo Brics, um ator internacional com considerável influência política, econômica e comercial no momento, que tende a se expandir no futuro.

A agenda do chefe de Estado se estenderá até 12 de novembro e inclui reuniões com seu colega, Xi Jinping, e com o primeiro-ministro do país asiático, Li Qiang.

Mattarella também se reunirá com o presidente do Comitê Permanente do Congresso Nacional do Povo, Zhao Leji, e fará uma palestra na Universidade Beida, em Beijing.

No centro de suas conversas com o líder chinês e outros altos funcionários chineses estarão as relações econômicas e comerciais.

A China e a Itália emitiram recentemente um plano de ação para fortalecer a parceria estratégica abrangente (2024-2027), após uma reunião aqui entre o presidente Xi e o primeiro-ministro Meloni.

Roma saiu no final do ano passado da Iniciativa Cinturão e Rota, proposta pela China há 11 anos.

A Itália foi o único país do G7 a aderir ao megaprojeto de infraestrutura, que visa conectar a Ásia, a Europa e, principalmente, a África.

Por outro lado, a Itália foi um dos 10 países da UE que apoiaram a imposição de tarifas sobre as importações de veículos elétricos do gigante asiático, uma decisão que Beijing rejeitou como injusta, protecionista e irracional.

ool/idm/bm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES