O presidente cubano confirmou em conversa com os primeiros secretários do Partido Comunista de Cuba nessas localidades, segundo publicação do próprio Chefe de Estado nas redes sociais.
Salientou que serão feitas avaliações mais precisas no terreno durante a digressão e referiu que já se inicia um novo processo de recuperação.
Na véspera, em sua responsabilidade como presidente do Conselho de Defesa Nacional, Díaz-Canel presidiu a reunião desse órgão para avaliar os danos causados pelo intenso furacão Rafael ao passar pelo oeste de Cuba.
O chefe de Estado enfatizou a rapidez com que devem ser tomadas medidas na recuperação, especialmente em Artemisa e Havana, onde se esperam os maiores danos da tempestade.
Na reunião foi noticiado que está em curso a implementação da estratégia de levantamento do Sistema Eletroenergético Nacional e está a ser preparada a recuperação elétrica na zona oeste.
Foram também relatadas as ações desenvolvidas com a distribuição da cesta básica à população, a evacuação, a proteção dos bens materiais, as colheitas antecipadas, a produção de pão e o fornecimento de combustível aos geradores, entre outras medidas.
Segundo especialistas do Centro de Previsão do Instituto Cubano de Meteorologia, o furacão Rafael deixou a superfície terrestre da ilha na véspera.
Durante o briefing especial transmitido pela televisão nacional, soube-se que a tempestade começou a recuar com categoria 2 na escala Saffir-Simpson, pouco mais de duas horas após o seu impacto.
mpm/lrd / fav